Uma criança ficará completamente confusa ao ouvir a pronúncia dessas três expressões: Acerca de / há cerca de / a cerca de.

Com sons completamente parecidos, elas confundem e geram uma enorme curiosidade. Afinal de contas, o que significa cada uma? Qual a função de cada um desses vocábulos? Em quais situações usarei cada um desses três?

Será que existem semelhanças entre eles? Essas e outras dúvidas vão ser completamente esclarecidas nesse artigo de hoje.

Acerca de: é o mesmo que “a respeito de” ou “sobre”

A expressão “acerca de” é o mesmo que “ a respeito de” ou, ainda, “sobre tal coisa”. Essa expressão não tem relação de sentido com “Há cerca de” e nem com “a cerca de”.

Vamos conferir alguns exemplos?

Falei acerca de (a respeito de) medidas preventivas contra o ressecamento dos pés.

Não falaremos acerca (sobre esses) desses temas desagradáveis.

A presidente falou de um aspecto acerca (sobre o qual ou a respeito do qual) do qual eu nada sabia.

“Há cerca de” e “a cerca de”: fique atento ao “há” e ao “a”

Há cerca deOs outros dois irmãos vão trazer outro elemento que causa dúvida: o “há” e a preposição “a”.

A expressão “A cerca de” vai indicar aproximação, pois a expressão “cerca de” corresponde ao sentido de aproximadamente.

Meus pais biológicos moram a cerca de 1 Km da minha casa.

Já o “Há cerca de” vai indicar tempo decorrido. Verifique o exemplo abaixo:

Os franceses compraram aquela fazenda há cerca de 10 anos.

Fique atento ao fato de que, por exemplo, jamais falaríamos “a cerca de 10 anos”.

Nesse caso, se você souber utilizar bem as expressões “há” e “a” (que são objeto de estudos e geram bastante dúvidas), você vai dominar perfeitamente bem essas outras expressões em que elas aparecem juntas.

É importante ficar atento que o “Há”, do verbo haver, sempre é utilizado para especificar existência de alguma coisa ou períodos decorridos. Também fique esperto para o fato desse “Há” poder ser substituído por existe(m) ou faz (que indica tempo decorrido).

E aí, vamos treinar?

a cerca de Naquelas escolas antigas, há / existem (cerca de) quase mil alunos matriculados.

Estamos aguardando os resultados dos exames há / faz (cerca de) quarenta minutos.

Já o uso do “a” enquanto preposição é para aqueles momentos em que a questão da distância no espaço e no tempo precisam ser demarcadas, mas com relação a aspectos futuros.

Confira nos exemplos abaixo:

Vimos os carros tombarem a (cerca de) 40 metros de onde ficamos.

Naquele dia, estávamos (a cerca de) duas semanas das eleições para presidente da entidade.

E aí, ficaram antenados sobre essas três expressões “coringas” que sempre aparecem em nossas provas, concursos e testes? Se você já leu o conteúdo, faça anotações e esclareça possíveis dúvidas. Para fixar ainda mais o tema, responda o maior número de questões possíveis. Só assim, você aprenderá sem decoreba e jamais esquecerá do aprendizado. Afinal de contas, a gramática tem diversas outras pegadinhas!