As eleições já estão chegando a seu momento decisivo, e com isso, cresce o interesse dos eleitores por saber um pouco mais sobre os principais candidatos aos cargos em disputa no pleito.

Pois é sobre um dos principais candidatos ao senado por São Paulo que vamos falar neste artigo, José Serra, procurando lançar luz sobre sua carreira e sobre sua biografia de um modo geral.

Infância e juventude de José Serra

Nascido em São Paulo no bairro da Mooca, ao dia 19 de março de 1942, José Serra é o filho único de um imigrante italiano de nome Francesco Serra e de Serafina Chirico Serra.

O pai de Serra era semianalfabeto, e por este motivo, fazia de tudo para que seu filho se dedicasse ao máximo aos estudos, para ter, em sua visão, um futuro melhor e uma vida mais digna.

José Serra

Com isso, ele evitava que José Serra o ajudasse na sua atividade, que era a de vendedor de frutas no famoso Mercado Municipal de São Paulo, permitindo, deste modo, que Serra pudesse chegar até a universidade sem ter de trabalhar.

No ano de 1960, José Serra conseguiu ingressar no curso de engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mais conhecida como Poli-USP, onde passou a ter contato com a turbulenta e efervescente política estudantil.

Para vencer sua timidez, José Serra iniciou-se no teatro no grupo teatral da faculdade, tendo participado com o papel principal na peça Vento forte para papagaio subir, de José Celso Martinez.

Exílio durante a Ditadura Militar

José Serra, como então presidente da UNE, foi simplesmente o mais jovem a discursar no famoso comício da Central do Brasil, no ano de 1964, no dia 13 de março, evento este que é considerado por muitos como a afronta que faltava para os militares tomarem coragem e iniciarem o Golpe de Militar.

Serra se manteve junto às forças leais ao presidente deposto João Goulart, mas acabou tendo de se refugiar na embaixada da Bolívia, onde permaneceu por três meses, até que lhe foi permitida a ida para a Bolívia, de onde depois partiu para a França.

Voltou em 1965, de modo clandestino, sendo que ficou por aqui apenas por alguns meses, e depois disto, temendo ser reconhecido pelo regime, acabou se radicando no Chile.

Serra José

Retorno e vida política

Serra retornou ao Brasil após 14 anos de ausência forçada, no ano de 1977, sendo que ele foi um dos poucos que decidiram se arriscar a fazer isto antes da Lei de Anistia de 1979.

E é a partir daí que Serra inicia sua vida política no país, primeiro como Secretário de Planejamento do governador de São Paulo de então, Franco Montoro em março de 1983.