Com as eleições presidenciais chegando ao Brasil, muito se ouve falar das tais alianças políticas entre os partidos, para compor suas bases aliadas e para criarem força para a disputa.

Pois para muita gente, entender como funcionam as alianças políticas pode significar algo realmente importante, que pode mudar tudo em relação à forma como se enxerga a política brasileira. Portanto, vamos verificar um pouco melhor o seu funcionamento?

O que é uma aliança política?

Uma aliança política nada mais é do que um acordo, ou pacto entre duas ou mais partes que objetivam a realização de ideias comuns.

Essa definição diz muito do que uma aliança política pode representar, ao menos inicialmente, para o cenário político nacional ou regional, já que no Brasil, normalmente, essas ideias comuns nada mais são do que atingir o poder.

PT PMDB

No Brasil, normalmente, os interesses políticos e ideológicos ficam de lados quando se faz uma aliança política, e por esse motivo, é muito comum verificar alianças entre partidos com orientações totalmente diversas, o que confunde demais o eleitor.

Por aqui, é muito comum ver interesses como dinheiro e poder sobrepujar os interesses ideológicos, por exemplo.

Consequências das alianças políticas

Quando falamos das consequências de uma aliança política, devemos tomar o cuidado para dividi-las entre antes e depois das eleições, pois normalmente, algumas apenas se mostram efetivas durante o período que antecede o pleito.

No que diz respeito ao antes das eleições, as alianças políticas tem como principal consequência a forte influência no resultado final do pleito, já que dependendo do tamanho da aliança, ela poderá significar a vitória de um e a derrota de outro.

Ou seja, uma aliança política é feita, também, para deixar um grupo político mais forte durante as eleições, aumentando seu espaço na mídia, além de aumentar suas chances de captar recursos, por exemplo.

Alianças Politicas

No que diz respeito ao depois das eleições, as consequências poderão significar distribuição de cargos políticos para aliados, entre outras coisas, que podem acabar por enfraquecer ainda mais as estruturas organizacionais do país.

Vale lembrar que grande parte dos problemas de estrutura e de funcionamento do país se deve às alianças políticas que visavam apenas a posterior divisão dos cargos estratégicos de poder.

Em países evoluídos, ela funciona!

Em países onde as alianças políticas são feitas com base em percepções ideológicas, e não apenas com base em interesses políticos, de dinheiro ou de poder, elas funcionam melhor.

No entanto, não são raros os casos em que, mesmo em países mais evoluídos, algumas alianças políticas possam ser feitas visando apenas melhorar a situação de poder de um determinado grupo político em detrimento de outros.