Desde os primeiros profissionais que começaram a trabalhar nesta profissão, ela mudou muito. Desde os empregados de confiança da máfia, bem como os barmens passaram a se tornar uma série de figuras indispensáveis nos bares e nas boates, além de hoje contarem com uma estrutura na profissão e até mesmo um sindicato que poderá regulamentar a mesma.

Além da particularidade da função estar mais bem estruturada, existem diversas segmentações para os profissionais, onde existem diferentes tipos de barmans que o profissional poderá ser. Muito mais do que somente uma profissão, o ato de ser barman acabou se tornando um grande estilo de vida, pois hoje é necessário um maior e melhor conhecimento sobre as bebidas, a montagem dos drinks e mesmo atendimentos para pessoas.

A profissão está devidamente pautada hoje, tanto para a montagem de forma correta e gostosa de drinks como em seu estilo e performance que é realizada. Por este motivo existem três tipos de barmans, o Barman Clássico, o Barman Mixologista, e o Barman freestyler.

Curiosidades sobre a data

É importante citarmos que não se sabe ao certo quando e nem mesmo como se começou a comemorar a data. O Dia do Barman, para o profissional que servia bebidas surgiu por volta dos anos 30 e é comemorada uma data especial para o profissional que fica em 4 de outubro.

dia-do-barman

Por conta da grande crise de desemprego que assombrava os Estados Unidos, as pessoas passaram ainda a afogar os problemas de drogas e bebidas alcoólicas, o que acabou obrigando o governo a implementar a Lei Seca, como uma medida desesperada para tentar diminuir taxas de suicídios que estavam vindo em decorrência do abuso de bebidas alcoólicas.

Em contrapartida, com a ilegalidade, sempre podem surgir os mercados negros, e nos períodos de Lei Seca não foi algo diferente. Consumir álcool ou não, não foi levado em conta pela população, e por isso o mercado negro acabou ficando nas mãos da máfia, que se utilizava dos seus privilégios para comercializar produtos de maneira clandestina.

Os bares ilegais precisavam ficar devidamente escondidos e serem protegidos posteriormente, um homem de confiança dos mafiosos servia bebida aos clientes e cuidava do bar. A partir disto, a figura do barman surgiu, inclusive com a mesma forma de se vestir, sendo consolidada inclusive até os dias de hoje.