O período que vai entre os meses de dezembro e março costuma concentrar os vestibulares que selecionam os estudantes que vão ocupar as vagas nas turmas que começam nos primeiros meses do ano, no 1º semestre. Como normalmente os estudantes terminam o ensino médio no final do ano, acaba sendo um movimento natural.

Vestibular no meio do ano: confira alguns motivos para concorrer neste período

Mas como os ciclos de ensino das faculdades são organizados em semestres, na sua grande maioria, as universidades acabam oferecendo também vestibulares no meio do ano, para as turmas que começam no 2º semestre. E este pode acabar se tornando um bom período para os alunos interessados em entrar na universidade.

Confira alguns motivos interessantes para escolher o 2º semestre do ano para fazer vestibular.

Menos concorrência

Historicamente os estudantes acabam enfrentando uma concorrência menor a partir do momento que eles escolhem a 2ª metade do ano para acessar a universidade. O motivo é justamente o movimento automático que leva grande parte dos alunos a saírem diretamente do ensino médio para o ensino superior.

Chance de troca de curso

Pode ser que o estudante tenha sido aprovado no 1º semestre para um determinado curso no ensino superior, e ao começar as aulas se dar conta de que aquele pode não ser o curso mais interessante para ele. Neste caso, a troca de curso pode acabar acontecendo de uma forma muito mais efetiva no meio do ano, inclusive com muitas universidades oferecendo opções e troca alternativas.

Nova oportunidade

Vestibular no meio do ano: confira alguns motivos para concorrer neste período

Ao invés de esperar 12 meses para tentar novamente, os estudantes que estão tentando acessar o ensino superior e que acabam não conseguindo fazer isso no primeiro semestre acabam tendo uma nova chance em um período antecipado.

Oportunidade de treinamento

Os vestibulares do meio do ano também podem acabar servido como uma espécie de treino para os estudantes que desejam concorrer apenas em cursos ou universidades que concentram sua seleção no 1º semestre. Como a pressão é menor, o momento é fundamental para identificar possíveis falhas nos estudos e corrigir para um melhor preparo.