A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) confirmou no final da semana passada algumas alterações que serão feitas para o processo seletivo vestibular 2023, feito para ocupar as vagas na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a instituição responsável peal seleção, foram aprovadas três mudanças que terão um impacto significativo na seleção de uma forma geral.

Vestibular 2023 da Fuvest terá mudanças

Confira as alterações:

Mudanças na forma de classificação dos aprovados

Todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) serão classificados de acordo com sua nota no vestibular. As vagas serão preenchidas na seguinte ordem: Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.

A mudança foi defendida pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, que afirma que a mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira.

Implementação de Comissão de Avaliação de Candidatos PPI

Vestibular 2023 da Fuvest terá mudanças

A partir do processo seletivo da FUVEST 2023 será implementado uma comissão que terá como principal objetivo fazer a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI).

A comissão terá como principal objetivo identificar possíveis casos de fraude antes da confirmação da matrícula. A composição da comissão e os critérios para a verificação da autodeclaração ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.

Exigência de comprova de vacina

Os organizadores do processo seletivo também confirmaram a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço para os calouros.

Cronograma do Vestibular da Fuvest 2023

O cronograma do processo seletivo da Fuvest para o ano de 2023 já havia sido divulgado anteriormente, com as inscrições sendo abertas no dia 15 de agosto e indo até o dia 23 de setembro. As provas da 1ª fase estão previstas para acontecer no dia 4 de dezembro e as provas da 2ª fase estão previstas para acontecer nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os candidatos para cursos que exigem provas de habilidades específicas devem fazer esta etapa entre os dias 11 e 14 de janeiro. Já a lista com a 1ª chamada deve ser publicada no dia 30 de janeiro.