O período de quarentena devido a pandemia do coronavírus acabou mudando a rotina de muitos grupos diferentes de pessoas. Mas um grupo especialmente parece estar lidando com o problema da pior forma possível: os vestibulandos, especialmente aqueles que estão terminando o ensino médio.

Vestibulandos apresentam pior na saúde mental durante quarentena

De acordo com os especialistas, estes estudantes já costumam lidar com uma fase realmente bastante complicada, com uma série de exigências em todos os campos. Mas com o período de afastamento das salas de aula, a pressão e a cobrança interna podem ser ainda maiores.

Os estudantes que estão conseguindo manter sua preparação utilizando a tecnologia disponível enfrentam uma série de obstáculos. Um dos principais é a relação com os professores, que estão sobrecarregados neste ponto. Muitos não dominam ou não estão acostumados com as ferramentas digitais e acabam tendo muita dificuldade para disponibilizar o conteúdo.

Vestibulandos apresentam pior na saúde mental durante quarentena

Além disso, os próprios estudantes acabam tendo que enfrentar uma mudança completa na sua rotina e na forma como o estudo funciona. Um exemplo do que acontece com o EaD é que as diferenças de aprendizado acabam sendo reduzidas, já que o professor não consegue ter um acompanhamento de perto. Com isso, aqueles que apresentam mais dificuldades em determinados assuntos sofrem ainda mais.

Existe ainda um outro ponto que preocupa bastante este grupo, que é a incerteza em relação ao futuro. Um exemplo claro sobre isso é o Exame Nacional do Ensino Médio, que foi adiado mas que ainda não conta com uma data confirmada para acontecer. Os principais vestibulares do Brasil também não foram confirmados ainda.

Tudo isso cria um cenário que pode ser muito estressante. Nestes casos, a dica é pisar no freio e tentar controlar a ansiedade. De nada adianta pensar em situações que ainda não estão definidas, de acordo com os especialistas. E, nestes casos, a família também se tornando fundamental, especialmente para reduzir mas cobranças.