Saiba que o Exame Nacional do Ensino Médio o Enem e o Vestibular possuem muitas coisas em comum. Os dois processos de seleção acabam avaliando o que o estudante aprendeu nos três anos de ensino médio, com um número limitado de questões, estas questões são distribuídas em alguns dias.

As provas, porém, são muito esperadas e temidas por milhões de estudantes, tanto o Vestibular como o Enem poderão significar a porta de entrada para a faculdade dos seus sonhos, um diploma de nível superior, ou ainda uma vida melhor, ou tudo junto.

Mas qual dos processos de seleção escolher, ficando entre o Enem ou o Vestibular?

Qual dos dois é melhor, o Enem ou o Vestibular?

Caso você queira se preparar bem somente para uma prova, Enem ou ainda Vestibular, qual deveria escolher? Qual será o melhor?

A resposta irá depender de uma série de fatores, e antes de decidir é importante que se conheça características de cada um dos exames.

O que é o Enem?

O Enem é uma prova que avalia os conhecimentos dos três anos de ensino médio, e que dura dois dias.

O processo de seleção funciona da seguinte forma, o estudante se inscreve via internet, no site oficial do exame, e nos dias e horários que são marcados comparece ao local de realização das provas. Serão avaliadas quatro áreas de conhecimento em provas objetivas, entre os conteúdos podemos citar matemática, linguagens e códigos, ciências humanas e ciências da natureza, além disto, o Enem possui provas de redação.

O que é o Vestibular?

Este é o processo de seleção oferecido pelas próprias universidades públicas e privadas, seu funcionamento varia conforme cada universidade, e geralmente envolve um ou mais dias de provas objetivas, que pode ou não ter questões discursivas e provas de redação.

O melhor é saber que você terá finalidades diferentes para o Enem e para o Vestibular mas não precisa escolher entre um e outro. É possível realizar os dois exames, uma vez que o conteúdo avaliado será praticamente o mesmo.