Os estudantes que pretendem garantir uma vaga no Sistema de Seleção Unificada do governo no segundo semestre de 2018 já podem conferir as oportunidades que serão disponibilizadas. O Ministério da Educação já liberou o sistema que permite a consulta dos cursos e também das instituições que vão oferecer as vagas.

Vagas do SiSU 2018/2 já podem ser consultadas

As vagas podem ser consultadas diretamente pelo site do SiSU.

De acordo com o cronograma que foi originalmente divulgado pelo governo federal, as inscrições serão oficialmente abertas no dia 12 de junho, próxima terça-feira, e se encerram no dia 15 do mesmo mês.

Os candidatos poderão conferir um total de 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior (30 universidades federais, 7 universidades estaduais, 27 institutos federais, 2 centros federais, um centro universitário estadual e uma faculdade municipal). No ano passado, o SiSU do meio do ano ofereceu 51.913 vagas em 61 instituições. Já a edição do primeiro semestre deste ano ofereceu 239.716 vagas em 130 instituições.

Vagas do SiSU 2018/2 já podem ser consultadas

Poderão se inscrever somente aqueles candidatos que fizeram as provas do Enem 2017 e que conseguiram obter uma nota acima de zero na redação. Os candidatos deverão informar o número do seu CPF para que o processo seja concluído, junto com o número de inscrição no Enem 2017 e a senha que foi criada anteriormente.

Os candidatos, durante os dias em que as inscrições estiverem abertas, poderão escolher duas opções de cursos diferentes. Estas opções poderão ser alteradas ao longo dos dias, de acordo com a nota do corte que vai sendo atualizada. Os candidatos também terão que optar por concorrer ou não às vagas reservadas para cotistas.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 18 de junho.