Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2022/1 da Universidade Estadual do Acaraú (UVA), localizada no estado do Ceará. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados podem se inscrever até o dia 10 de dezembro, mediante pagamento da taxa no valor de R$ 100.

UVA (CE) começa inscrições para o Vestibular 2022/1

As inscrições devem ser feitas através do site da UVA.

Isenção

Até o próximo dia 20 de novembro os candidatos poderão fazer a solicitação do pedido de isenção e desconto no pagamento da taxa. Podem solicitar a isenção os candidatos que se enquadrarem nas seguintes condições:

• Doadores de sangue;
  • Funcionários da UVA e seus dependentes diretos;
  • Deficientes físicos

Já o desconto de metade do valor da taxa é destinado apenas aos candidatos que fizeram todo o ensino médio, ou concluem esse ano, em escolas públicas no Ceará.

Como será a seleção

UVA (CE) começa inscrições para o Vestibular 2022/1

As provas próprias desta instituição estão previstas para acontecer no dia 30 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As provas acontecerão somente na cidade de Sobral. As provas acontecerão em dois turnos diferentes, no mesmo dia. Pela manhã, os candidatos responderão 60 questões de conhecimentos gerias. Já pela tarde os candidatos poderão fazer as provas de redação e de conhecimentos específicos.

O resultado do Vestibular 2022/1 da UVA será publicado no dia 22 de fevereiro. A matrícula será nos dias 7 e 8 de março.

Vagas

Através deste processo seletivo, foram oferecidas 952 vagas para cursos gratuitos localizados na cidade de Sobral. Metade das oportunidades serão destinadas ao sistema de cotas. Para que candidatos que concluíram todo o ensino médio em escola pública no Ceará e que possuam renda mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa.

Dentre as cotas, há vagas para candidatos pretos, partos e indígenas, nos porcentuais iguais ao censo do IBGE de 2010 relativo ao Ceará.