A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) confirmou nesta semana que vai voltar a realizar um processo seletivo vestibular com provas próprias depois de 13 ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a decisão já é válida para o processo seletivo deste ano de 2023, com começo das aulas previsto para o 2º semestre.

UTFPR volta a ter vestibular próprio depois de 13 anos

Nos últimos anos a UTFPR utilizava apenas o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como método de seleção, com os candidatos concorrendo apenas com suas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as vagas que eram abertas pela instituição eram lançadas no sistema, com os candidatos concorrendo através deste processo.

De acordo com o comunicado que foi emitido pela Universidade, o retorno de um processo seletivo Vestibular próprio começou a ser discutido a partir do ano de 2021 por uma comissão com membros de todas as Diretorias de Graduação da Universidade. Em setembro de 2022, a matéria foi aprovada pelo Conselho Universitário (Couni).

Além disso, nesta semana a Universidade já aproveitou e também lançou o edital oficial deste Vestibular 2023/2. De acordo com os dados que constam no documento, serão oferecidas 3.006 vagas em 107 cursos de graduação. As carreiras estão distribuídas nas áreas de engenharias, exatas e licenciaturas.

UTFPR volta a ter vestibular próprio depois de 13 anos

Metade de todas as vagas que estão sendo oferecidas neste processo seletivo serão destinadas aos programas de Ações Afirmativas, através das cotas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

As vagas serão distribuídas entre os campi das cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Os pedidos de isenção do pagamento da taca de matrícula, no valor de R$ 150, serão recebidos entre os dias 27 de março e 12 de abril. As inscrições acontecem entre os dias 27 de março e 9 de maio e as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 4 de junho.