A Universidade de São Paulo (USP) confirmou nesta semana que a partir do ano que vem terá um novo curso: Ciência de Dados, na modalidade de bacharelado. De acordo com as informações, os candidatos já poderão escolher pelo curso na próxima edição do Vestibular da Fuvest. O curso também terá vagas para o Sisu 2021/1. Serão 20 vagas na primeira turma.

USP vai oferecer curso de Ciência de Dados em 2021

O curso será oferecido na USP São Carlos, dentro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O curso será oferecido em período integral e terá duração de quatro anos.

De acordo com a USP, a graduação englobará as áreas de matemática, computação e estatística, formando profissionais aptos ao trabalho com algoritmos; inteligência artificial; estrutura de dados e programação; modelagem, organização, armazenamento e gerenciamento de dados, entre outros.

O que é ciência de dados?

Essa é uma área considerada relativamente nova, mas, na verdade, é uma compilação direcionada de uma série de disciplinas que já existem, com o objetivo de criar métodos para analisar dados em grandes quantidades. Além disso, a área também se preocupa em conseguir extrair informações de qualidade.

USP vai oferecer curso de Ciência de Dados em 2021

Nos dias de hoje, a quantidade de dados gerados pelas pessoas é cada vez maior, especialmente pelo comportamento delas diante de dispositivos eletrônicos e da internet de uma forma geral. Essa ciência visa estudar informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados.

O Cientista de dados é basicamente um profissional multidisciplinar, que tem como responsabilidade colocar em pratica o processo de Data Science, conforme explicamos anteriormente. Nesse caso, esse profissional é responsável em transformar dados em informações ou produtos de informação dentro de uma empresa ou corporação.