Um projeto que está sendo discutido por três das mais importantes instituições de ensino do estado de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp) poderá criar uma nova opção de seleção para os candidatos: o Vestibular Seriado. As informações foram divulgadas nesta semana pela reportagem do jornal Folha de São Paulo.

USP, Unicamp e Unesp podem ter Vestibular Seriado

Caso seja aprovado, o processos seletivo deve seguir os moldes de outras instituições que também utilizam o Vestibular Seriado, que é quando o estudante realizada, ao final de cada ano do Ensino Médio, uma prova na instituição apenas com o conteúdo daquele ciclo. Ao final dos 3 anos, o aluno faz uma prova final e utiliza todas as notas para concorrer às vagas específicas para eles.

Estes alunos que optarem pelo processo seletivo seriado não teriam que fazer os demais processos seletivos oferecidos pelas instituições de ensino, como os vestibulares tradicionais ou ainda o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

USP, Unicamp e Unesp podem ter Vestibular Seriado

Por enquanto, de acordo com as informações que foram levantadas pela reportagem, o projeto ainda está sendo discutido internamente pelas comissões responsáveis pelas seleções nas três instituições de ensino. Mas um rascunho da proposta já teria sido apresentado ao atual governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Caso seja implementada, o Saresp deverá passar por ajustes, já que atualmente a prova é aplicada apenas no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. A estimativa é de que 10% das vagas das universidades sejam reservadas para o vestibular seriado.