A Universidade de São Paulo (USP) comunicou que vai sediar um projeto que busca aproximar meninas de algumas áreas que os homens costumam dominar, especialmente no Brasil. O curso visa aproximar garotas de áreas como Oceanografia, Engenharia Elétrica, Astronomia, Neurociências, Microbiologia, Zoologia, Paleontologia, Astrobiologia, Farmacologia e Educação.

USP terá curso para aproximar meninas da ciência

O nome do projeto apresentado pela USP se chama “Meninas com Ciência”. “A principal motivação deste “Meninas com Ciência” é mostrar o papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, abrindo os horizontes dessas meninas e humanizando a figura de uma cientista”, diz o texto publicado no site da USP.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, o curso vai acontecer no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo durante cinco sábados: 27 de outubro; 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro, das 9h às 17h. As meninas participarão de palestras e/ou aulas práticas com a presença de professoras e pesquisadoras de diferentes áreas da ciência no Brasil.

USP terá curso para aproximar meninas da ciência

Para participar, as alunos deverão se inscrever até o dia 10 de setembro, através do site do projeto “Meninas com Ciência”. Estão sendo abertas 50 vagas, sendo metade delas destinadas aos estudantes de escolas particulares e o restante destinado aos estudantes das escolas públicas. A seleção deverá acontecer através de um sorteio.