Foram divulgadas nesta semana as instituições de nível superior consideradas como as melhores do mundo no ranking elaborado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, o QS World University Rankings. Mais de 30 instituições brasileiras aparecem sendo citadas no ranking, com a USP sendo mantida como a mais bem colocada entre as universidades nacionais.

USP sobe no ranking das melhores universidades do mundo

A USP, juntamente com outras universidades brasileiras que aparecem no ranking, conseguiu uma melhoria de posição quando comparada com a edição passada. A USP, melhor instituição nacional segundo o ranking, subiu da 121ª posição para 115º. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2ª brasileira melhor colocada no ranking, ganhou nove posições na lista. E a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 3ª melhor instituição do ranking, subiu 33 posições.

A Quacquarelli Symonds analisa cerca de 1,5 mil instituições de nível superior ao redor do mundo todo. São levados em consideração seis indicadores:

•     reputação acadêmica;
  •     reputação no mercado de trabalho;
  •     relação entre número de alunos e professores em dedicação exclusiva;
  •     volume de trabalhos acadêmicos publicados;
  •     quantidade de professores estrangeiros;
  •     quantidade de alunos internacionais.

Cada indicador acaba tendo um determinado peso na nota final que acaba sendo atribuída para a Universidade. O indicador que possui o maior peso é a reputação da universidade, que acaba sendo medida usando uma pesquisa global na qual os estudantes indicam as instituições que são consideradas como referência na área que estudam.

USP sobe no ranking das melhores universidades do mundo

A partir do próximo ano, serão incluídos pelo dois novos indiciadores: International Research Network (Rede Internacional de Pesquisas) e Employment Outcomes (Resultados de Emprego).

Confira as 10 universidades mais bem colocadas no QS World University Rankings:

1.     Universidade de São Paulo (USP)
  2.     Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  3.     Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  4.     Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  5.     Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  6.     Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  7.     Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  8.     Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  9.     Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  10.     Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)