A Universidade de São Paulo (USP) está prestes a fazer uma mudança importante em relação ao seu sistema de ingresso. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, algumas vagas em cursos de graduação serão oferecidas via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

USP poderá utilizar Enem como sistema de ingresso

A decisão foi aprovada de forma unânime pelo Conselho de Graduação da USP, na última semana. Mas para que ela seja adotada de fato ainda precisa ser aprovada em um outro âmbito da instituição de ensino, o Conselho Acadêmico.

Caso a proposta realmente seja adotada pela instituição de ensino e comece a ser utilizada, a partir do ano que vem a USP poderá convocar diretamente os candidatos a partir das notas que eles tiram no Exame. Essa nova forma de ingresso vai se chamar Enem-USP.

A mudança já deve ser adotada levando em consideração a quantidade de vagas previstas para o ano de 2023. Do total de 11.147 oportunidades que serão abertas nesta instituição de ensino, 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.

USP poderá utilizar Enem como sistema de ingresso

Além disso, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.169 vagas para candidatos EP (Escola Pública); e 1.088 para EP/PPI (Escola Pública/Pretos, Pardos e Indígenas).

Para a nova modalidade que vai levar em consideração somente as notas obtidas pelos candidatos no Enem, estão sendo destinadas 606 vagas para Ampla Concorrência; 1.237 para estudantes EP e 1.093 para estudantes EP/PPI.

A decisão não vai afetar o vestibular convencional oferecido pela instituição de ensino. A primeira fase segue prevista para acontecer no dia 4 de dezembro, com os resultados sendo liberados no dia 16 de dezembro. Já a 2ª fase do vestibular da Fuvest está previsto para acontecer nos dias 8 e 9 de janeiro.