A USP está mais uma vez no topo da lista das melhores instituições de ensino superior da América Latina. As informações estão na mais nova edição do ranking QS, divulgado esta semana. Na segunda colocação está a Universidade Estadual de Campinas, e na terceira posição está a Pontifícia Universidad Católica do Chile.

USP lidera ranking de melhores universidades da América Latina em 2015

Nos últimos três anos, neste mesmo ranking, a instituição que estava no topo mais alto da lista era a Universidad do Chine, que acabou caindo para o terceiro lugar este ano.

Além de ocupar o primeiro lugar, o Brasil segue liderando na quantidade de instituições que estão entre as melhores colocadas em termos de produção de pesquisa, já que nove entre dez estão em território brasileiro.

Apesar dos números positivos, o Brasil teve um fraco desempenho nos indicadores de impacto de pesquisa. A melhor instituição, no caso a USP, conseguiu ficar apenas em 15º lugar nesta pesquisa específica.

Melhores Universidades da América Latina

Confira a lista completa com as 10 melhores universidades da América Latina:

1 Universidade de São Paulo (USP)

2 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3 Pontificia Universidad Católica de Chile

4 Universidad de Chile

5 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

6 Universidad Nacional Autónoma de México (Unam)

7 Universidad de Los Andes Colombia

8 Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”  (Unesp)

9 Tecnológico de Monterrey

10 Universidade de Brasília (UNB)

O Brasil segue na liderança quando a pesquisa mostra as 300 melhores instituições de ensino superior da América Latina, com 79 indicações. Na segunda colocação aparece o México, com 47, e na terceira posição aparece a Colômbia, com 41 instituições de ensino.