A USP, considerada a melhor universidade do Brasil, quer ter mais alunos estrangeiros nas suas salas de aulas nos próximos anos. Para isso vai lançar uma série de programas, como um curso de inglês destinado aos seus estudantes e que deverá servir principalmente para que os estrangeiros sejam melhor acolhidos.

USP lançará curso de inglês para seus alunos 2

Um outro programa que será lançado pela USP nos próximos meses será um aumento gradual da quantidade de disciplinas que são ministradas em inglês. Desta forma a Universidade de São Paulo quer aumentar consideravelmente a relação com outras instituições ao redor do mundo.

De acordo com a opinião e a avaliação de diversos especialistas do segmento de educação superior no Brasil, apesar da USP ser vista como uma instituição de referência na América Latina, a presença de alunos estrangeiros ainda é considerada tímida. De acordo com dados divulgados, apenas 2,3% do total dos alunos da instituição são do exterior.

Em termos de comparação a instituição brasileira acaba ficando muito atrás de outras Universidades que são consideradas referências ao redor do mundo. A Universidade da Califórnia e a Harvard, ambas nos Estados Unidos, contam com índice de 11% de alunos estrangeiros.

O investimento para trazer novos estudantes estrangeiros para as salas de aula das universidades brasileiras é visto como muito importante para melhorar a qualidade do ensino, já que a presença de alunos estrangeiros contribui especialmente para um ambiente de maior diversidade, mais troca de experiência, e consequentemente maiores avanços.

Mais dinheiro para disciplinas estrangeiras

USP lançará curso de inglês para seus alunos

A instituição está prevendo um aumento de recursos destinados aos programas de pós-graduação que tenham disciplinas em língua estrangeira no seu plano de ensino. Em breve a USP também deverá lançar programas de pós que sejam completamente em inglês, o que deverá atrair ainda mais estudantes vindos de outros países para o Brasil.