A Universidade de São Paulo afirmou em nota divulgada na última quarta-feira, dia 30 de julho, que as aulas na instituição serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 04 de agosto, mesmo com a greve ainda em andamento. De acordo com um levantamento divulgado pela instituição, apenas 10% do efetivo de professores e funcionários acabaram aderindo a greve.

USP garante retomada das aulas para a próxima segunda-feira

A Unicamp também garantiu que as aulas vão começar na próxima segunda-feira, de acordo com o calendário acadêmico da instituição, e que a greve até o momento acaba afetando apenas 15% de suas atividades, e que portanto as operações na instituição poderão seguir como previstas.

Números contraditórios

Em contrapartida aos números apresentados pela instituição, os sindicatos que representam tanto professores quanto funcionários das instituições de ensino do estado paulista divulgaram um número bem maior de pessoas que acabaram aderindo a greve. O sindicato que representa a USP, por exemplo, a firma que 80% dos servidores paralisaram suas atividades. Já na Unicamp este número poderia chegar a 60%.

USP garante retomada das aulas para a próxima segunda-feira 2

Os grevistas estão pedindo para o estado um aumento salarial de pelo menos 9,78%, número que já foi classificado como impossível pelas reitorias das instituições que alegam não ter dinheiro suficiente em seu orçamento para este aumento. Além da questão dos salários ainda existem outros pontos que são discutidos pelos grevistas, como aumento no vale alimentação dos funcionários.

Uma nova rodada de negociações está prevista para acontecer somente no dia 3 de setembro.