A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apareceram na liderança de um ranking que cita as instituições de ensino superior mais empreendedoras do Brasil. A lista leva em consideração programas e projetos de incentivo para que os estudantes possam iniciar seus próprios negócios. A lista foi elaborada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

USP e Unicamp aparecem como universidades mais empreendedoras do Brasil

A USP aparece na liderança do ranking pelo 3º ano consecutivo. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi classificada em segundo lugar, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

De acordo com os organizadores e responsáveis pela lista, o índice tem como principal objetivo mostrar e mapear as iniciativas do ensino superior no Brasil que incentivam o ecossistema empreendedor, dentro e fora da sala de aula. Foi criado um conceito de universidade empreendedora através de uma pesquisa de percepção, que contou com a participação de 15 mil estudantes universitários de diversas regiões do Brasil. Além disso, os responsáveis pela lista também realizaram coleta de dados junto às instituições avaliadas e analisaram bases de dados de produção científica.

USP e Unicamp aparecem como universidades mais empreendedoras do Brasil

Foram utilizados seis indicadores diferentes para que as instituições fossem pontuadas para o ranking: cultura empreendedora, extensão, inovação, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. A USP obteve a maior pontuação em três deles: inovação, extensão e internacionalização.

Confira a lista com as 10 primeiras instituições citadas no ranking:

1º – Universidade de São Paulo (USP)

2º – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

3º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4º – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5º – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

6º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

7º – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

8º – Universidade de Brasília (UNB)

9º – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

10º – Universidade Federal de Viçosa (UFV)