O Brasil está muito bem ao que se refere a cursos de nível superior em comparação com as universidades latinas. Este bom desempenho se deve a um investimento maior na educação.

Em entrevista dada a “folha.com” a consultora Catarina Roscoe, do Quacquarelli Symonds (QS), diz que o governo brasileiro tem dado prioridade a educação no país, e um dado que comprova isso é que a  educação cresceu de 10,5% em 2000 para 17,4% em 2008.

De acordo com o ranking divulgado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds (QS), organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação, a Universidade de São Paulo (USP), é considerada a melhor da América Latina. Dentre os critérios que avaliam as 200 melhores faculdades latino-americanas, a universidade paulista recebeu a nota máxima (100).

Pelo segundo ano subsequente, a USP aparece como a primeira colocada, entre as melhores universidades. Em 2011 foi o ano de lançamento do ranking, e os critérios de avalição que levaram a USP ser considerada a melhor universidade da américa latina, foi a reputação acadêmica, reputação com empregadores, média de artigos por professor, citações por artigo, docentes com pós-doutorado, impacto na internet, entre outras.

Outras universidades brasileiras também aparecem no ranking em boas posições, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na 3ª posição e, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 8ª posição. O país ainda tem outras universidades brasileiras que ocupam o topo da lista entre as 25 melhores.

O Brasil é o país que ocupa o maior número de universidades no ranking, com 65 instituições entre as 250 melhores da lista, a postura brasileira é devido a um esforço nacional, para a aproximação ao ensino superior.

Se você pensa em estudar, mas não tem condições de arcar com os gastos, estão aí ótimas sugestões de faculdades públicas (renomadas) que dão bolsas de estudo. Começe a estudar para o vestibular e corra atrás de seus ideiais.

Clique na tabela abaixo e confira a lista que mostra as 10 melhores universidades brasileiras: