Uma boa notícia para os estudantes que fizeram o ENEM este ano e que pretendem utilizar a sua nota para tentar uma das vagas que serão oferecidas pela Universidade de São Paulo: a instituição confirmou que está reduzindo as notas mínimas que devem ser obtidas pelos alunos no ENEM para que eles possam acessar as vagas da USP. A novidade vale para quem vai concorrer as vagas através do SISU 2017.

Reitor afirma que USP voltará a contratar professores a partir de 2017 2

A pontuação necessária para concorrer as vagas foi reduzida quando comparada com a edição do ano passado. As informações completas com relação a nota do ENEM que está sendo exigida para cada um dos cursos podem ser acessadas clicando aqui.

Os estudantes que pretendem concorrer as vagas abertas pela instituição através do ENEM deverão ter feito a edição deste ano de 2016, e todas as 2.338 vagas que serão disponibilizadas pela Universidade deverão ser acessadas através do SISU. Um dos motivos que levou a decisão de reduzir as notas exigidas para entrar na seleção foi a grande quantidade de vagas que não foram preenchidas no ano anterior.

Apenas três faculdades da USP não terão vagas disponibilizadas através do SISU: Instituto de Física (IF), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Outras oportunidades

USP aparece como uma das 150 melhores universidades do mundo

Além das vagas que estão sendo oferecidas para os estudantes que participaram do ENEM e que devem concorrer através do sistema SISU, outras 8.734 vagas estão sendo disponibilizadas para aqueles candidatos que participaram do processo seletivo da FUVEST. Nesta modalidade, os candidatos que passaram pela primeira fase deverão se apresentar para a segunda etapa do processo, em janeiro de 2017.

Uma outra novidade da seleção da USP neste anos é o fim das provas de habilidades especificas que eram feitas para os candidatos aos cursos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) bem como do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).