A Universidade de São Paulo (USP) divulgou algumas informações interessantes relacionadas as vagas que serão disponibilizadas em seu próximo processo seletivo. De acordo com a instituição, serão oferecidas 40% de todas as vagas para estudantes que se encaixarem em, pelo menos, uma das cotas disponíveis.

USP confirma 40% das vagas no Vestibular 2019 para cotistas

A instituição informa que serão, ao todo, 11.147 oportunidades de estudos, sendo que estes números levam em consideração as cotas que serão oferecidas no Vestibular da Fuvest e também através do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. A grande maioria das vagas para os cotistas estarão disponíveis através da prova.

Também ficou definido a forma como estas vagas serão disponibilizadas pelo Sistema de Cotas, Sociais e Raciais. Para o próximo ingresso na USP, 40% das vagas em cada curso de graduação serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.

No momento que os candidatos forem se inscrever para o Vestibular da Fuvest, estarão disponíveis três modalidades de perfis: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). Saiba mais sobre cada uma delas:

USP confirma 40% das vagas no Vestibular 2019 para cotistas

Ampla concorrência: Vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito;

Escola pública: Vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Pretos, pardos e indígenas: Vagas destinada soas candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Do total de vagas oferecidas para 2019, serão reservadas 4.462 para estudantes de escolas públicas, sendo 1.838 exclusivas para pretos, pardos e indígenas. O maior percentual de vagas para cotas será por meio do SiSU, que deve reservar mais de 80% das oportunidades. Veja a distribuição:

A primeira fase do  vestibular da Fuvest está marcada para acontecer no dia 25 de novembro, e a segunda fase prevista para o dia 6 de janeiro de 2019.