A Universidade de São Paulo está com inscrições abertas para os candidatos interessados em concorrer as vagas nos cursos de nível superior destinadas aos participantes de olimpíadas de conhecimento. De acordo com as informações que constam neste edital, os interessados devem se inscrever até o dia 5 de dezembro.

USP abre inscrições vagas destinadas a participantes de olimpíadas

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Para concorrer, os participantes devem ter sido premiados, ou ao menos participado de uma olimpíada escolar nos últimos dois anos. No edital completo  os candidatos podem conferir a lista de eventos aceitos para este processo seletivo.

No mesmo documento os candidatos também podem conferir todas as vagas que estão sendo distribuídas através deste processo seletivo, lembrando que não são todos os cursos que oferecem vagas através desta modalidade.

A maior parte das vagas disponíveis é para cursos de ciências exatas e engenharias, por exemplo, Engenharia de Produção, Astronomia, Física e Ciência da Computação, mas também há como ingressar em cursos na área de humanas, como Administração, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e Design, e além destas, há oportunidades na área de biológicas, como Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas.

USP abre inscrições vagas destinadas a participantes de olimpíadas

No momento da inscrição os candidatos deverão encaminhar os documentos que comprovem não apenas a sua participação, mas também o resultado que obteve. São atribuídos pontos para cada colocação, sendo que os premiados com as medalhas de ouro acabam obtendo vantagem. Além disso, os candidatos também devem encaminhar o histórico ou resumo escolar do Ensino Médio ou equivalente, exclusivamente de escolas brasileiras, públicas ou privadas

O candidato pode escolher até 3 cursos para concorrer às vagas oferecidas no Edital, apontando a ordem de prioridade. O candidato só pode optar por cursos que exijam a Competição do Conhecimento em que o candidato tenha sido premiado ou participado com a pontuação mínima exigida.

O resultado e convocação da 1ª chamada deve acontecer no dia 14 de fevereiro de 2024.