As universidades públicas do estado do Paraná que foram atingidas por uma série de cortes no orçamento promovidos pelo governador Beto Richa ameaçam cortar bolsas de estudos que são concedidas pelos estudantes e até a compra de materiais e pagamento das contas de água. Segundo um comunicado dos representantes destas universidades, são necessários R$ 124 milhões para o pagamento das contas de 2015.

Universidades públicas ameaçam cortar e paralisar atividades no PR 2

Já o governo admite que não existe dinheiro para o pagamento dos benefícios concedidos para as instituições de ensino. A última proposta foi o repasse de apenas R$ 9 milhões, que serão repartidos entre todas as instituições de ensino públicas do PR, menos de 10% do valor total pedido pelas instituições de ensino.

Os representantes das universidades afirmam que a quantidade de dinheiro que está sendo oferecida pelo governo não é suficiente nem mesmo para o pagamento do Pasep, que é uma contribuição obrigatória.

É esperada para esta terça-feira uma reunião entre os reitores das instituições de ensino com o governador. No encontro os representantes devem apresentar um relatório que prova a insustentabilidade das instituições e a impossibilidade de iniciar as aulas sem um repasse maior de dinheiro.

Universidades podem fechar

12636955

De acordo com uma declaração recente do reitor da Unicentro e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Nelson Bona, caso o governo mantenha a sua decisão instituições poderão fechar suas portas e não receber os alunos este ano. “Não falo em extingui-las, mas, sem recursos, é impossível trabalhar”, declarou o reitor.

Algumas instituições, como a Universidade Estadual de Londrina, já estuda o corte imediato de pelo menos 500 bolsas científicas e mais 300 bolsas de estágios concedidas para estudantes, além do auxílio moradia.