Estudantes não terão aulas em diversos Estados brasileiros nesta segunda-feira, 28 de maio. O motivo da paralisação é a greve dos caminhoneiros e suas consequências diretas. Muitas cidades não possuem mais combustível, o que acaba afetando diretamente a capacidade de abastecimento das empresas de transporte público.

Universidades e redes públicas de ensino paralisam atividades em função da greve dos caminhoneiros

Em pelo menos 13 Estados não haverá aula nas universidades federais: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo (UFScar) e Tocantins.

Além disso, em pelo menos 3 Estados não haverá aulas nas escolas que pertencem a rede estadual de ensino: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe. Os Institutos Federais, na sua maioria, também estão com suas atividades suspensas.

Algumas capitais também anunciaram a paralisação das aulas nas escolas que fazem parte da rede municipal, tais como o Rio de Janeiro. Diversas universidades privadas também estão enviando informativos para os seus alunos desde o último domingo, informando não ser possível manter as aulas.

Greve

A greve dos caminhoneiros está entrando no seu oitavo dia nesta segunda-feira, sem qualquer expectativa de terminar. No último domingo, o governo federal anunciou uma série de medidas, incluindo a redução de R$ 0,46 no preço do diesel pelos próximos 60 dias. Mas os caminhoneiros ainda não dão sinais claros de aceite em relação a proposta.