Ao entrar em uma biblioteca a primeira coisa que qualquer pessoa espera encontrar é uma grande quantidade de livros. As grandes prateleiras com os títulos físicos acabaram se tornando mais do que uma imagem comum quando falamos em bibliotecas, mas o símbolo de instituições de ensino. Mas com os novos tempos parece que o livro de papel está começando a perder o seu espaço.

Universidade nos Estados Unidos inaugura biblioteca sem livros convencionais 2

A Universidade Politécnica da Flórida, nos Estados Unidos, apresentou a comunidade uma biblioteca sem nenhum livro convencional. Todo o acervo de 135 mil títulos disponibilizados pela instituição para os seus alunos está no formato digital. A novidade faz parte da proposta da instituição que é oferecer uma abordagem diferente e inovadora no ensino.

Livros digitais

De acordo com as informações que foram disponibilizadas para a imprensa durante a apresentação oficial da instituição, todos os títulos poderão ser acessados através de tablets ou notebooks pessoais. E este acesso é possível já que existe internet sem fio em todo o campus.

A instituição informou também que existe, prevista em seu orçamento, uma verba de US$ 60 mil para a compra de livros digitais por meio de softwares. A ideia é que os próprios alunos selecionem os novos títulos, indicando quais são os livros que poderiam ser comprados pela instituição e que ainda não estão disponibilizados pelo acervo da universidade.

Universidade nos Estados Unidos inaugura biblioteca sem livros convencionais

Uma outra novidade divulgada está relacionada ao trabalho do bibliotecário. Como não existe um acervo físico para ser organizado, os funcionários que vão trabalhar nesta biblioteca possuem como principal função ensinar os estudantes para que eles consigam acessar os livros digitais e gerenciar as coleções.

Além de disponibilizar este acervo, a biblioteca também permite que os estudantes se reúnam para estudar e levar seus livros físicos sem qualquer problema.