A Universidade Federal do Paraná confirmou que não vai mais utilizar a nota que o aluno tira no ENEM como parte da nota final do processo seletivo vestibular. A medida já terá validade a partir deste ano. Para compensar a medida, a instituição vai aumentar de 10% para 20% o total de vagas que serão disponibilizadas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Universidade Federal do Paraná não usará mais nota do ENEM em vestibular 2

Para este ano o vestibular da instituição Federal de Curitiba anunciou vai disponibilizar para os estudantes um total de 6.755 vagas. Deste universo de oportunidades, 40% delas estão reservadas para os estudantes que estudaram em escolas públicas durante os anos do Ensino Médio.

Para concorrer as vagas, os estudantes também precisam provar que sua família possui renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

Provas

As provas da Universidade Federal do Paraná estão marcadas para acontecer a partir do dia 2 de novembro, sendo que esta primeira fase será feita para todos os cursos, com os estudantes tendo que responder 80 questões de conhecimentos gerais.

Universidade Federal do Paraná não usará mais nota do ENEM em vestibular

A segunda fase do vestibular da instituição está agendada para acontecer nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Para esta fase serão chamados apenas os candidatos que forem bem colocados na primeira fase. Nesta etapa os estudantes terão que fazer a tradicional prova de redação e também as provas com questões específicas dos cursos escolhidos.

Recorde

De acordo com as informações que forma divulgadas pela instituição de ensino nesta semana, o processo seletivo vestibular deste ano para as vagas de 2015 bateu um recorde de inscrições, com um total de 57.144 alunos que estarão habilitados a participar. O número representa um aumento de 6,6% em relação ao processo seletivo do ano passado.