A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou o aumento do número de vagas do seu sistema de cotas para o vestibular em 40%. As inscrições para os novos alunos que iniciarão as suas atividades no primeiro semestre de 2015 deve começar no dia 22 de agosto, de acordo com o calendário oficial da entidade. A medida já entra em vigor para este vestibular que selecionará os alunos para o próximo semestre.

Universidade Federal do Paraná aumenta vagas do sistema de cotas

O edital prevê a abertura de 6.755 vagas em todos os cursos oferecidos pela Federal do Paraná. Deste universo de vagas, 40% serão reservadas apenas para os estudantes que poderão entrar através do sistema de cotas.

Para ser considerado um cotista os estudantes devem ter estudado todo o ensino médio em uma escola pública ou então ter estudado em escola particular como bolsista. Além disso o estudante precisa pertencer a família que tenha renda igual ou inferior a 1,5 salários mínimos por pessoa. Também entram nas cotas aqueles estudantes que se declaram como pretos, pardos e indígenas.

Além destas vagas, ainda existem mais 30% que serão reservadas para os estudantes que solicitarem ingresso através do Sistema de Seleção Unificada. Para isso os estudantes deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, já que a sua nota na prova será levada em consideração para o sistema de classificação.

Novos cursos

Universidade Federal do Paraná aumenta vagas do sistema de cotas 2

Uma outra novidade que a Universidade Federal do Paraná anunciou para este ano é a abertura de vagas em novos cursos para o próximo vestibular. As novas ofertas serão para aulas nos campi Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina.

No campus de Pontal do Paraná os estudantes poderão concorrer a vagas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária. Já no campus de Matinhos as novas vagas que serão oferecidas serão destinadas ao curso de licenciatura em educação física, que via substituir o curso de bacharelado em gestão desportiva e do lazer.

Já no campus de Palotina a novidade será o curso de Engenharia de Energias Renováveis, que vai substituir o curso de Tecnologia em Biocombustíveis.