A Universidade Federal do Tocantins (UFT), através de decisão do seu conselho universitário, aprovou o retorno do seu processo seletivo vestibular próprio. A decisão vale para as vagas que serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2019. A decisão revoga uma resolução de 2013. Desde 2015, a universidade oferecia 100% das vagas regulares pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Universidade Federal do Tocantins aprova retorno do vestibular

De acordo com a resolução que foi aprovada nesta semana, o vestibular será responsável pela distribuição de metade das vagas que serão oferecidas neste primeiro semestre de 2019. O restante ainda estará disponível para os alunos que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Universidade Federal do Tocantins aprova retorno do vestibular

A exceção são os cursos de letras-libras (Porto Nacional) e educação do campo (Tocantinópolis e Arraias) que têm processos seletivos específicos. Outros cursos que exigirem que os candidatos passem por provas de habilidades específicas, como é o caso do curso de arquitetura e urbanismo, devem se utilizar da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das fases do processo seletivo.

A instituição decidiu também que vai manter as cotas de 5% destinadas aos indígenas e mais 5% para os quilombolas.