A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou um edital com todas as oportunidades que serão abertas aos alunos no primeiro semestre de 2017. De acordo com as informações que foram disponibilizadas pelo sistema, os candidatos vão encontrar 8.693 oportunidades, sendo que elas serão acessadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O sistema libera as inscrições somente para aqueles alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, referente ao ano de 2016. O sistema deve lançar a nota geral dos alunos, sendo que a partir deste desempenho, os estudantes são colocados em um ranking levando em consideração outros concorrentes para determinadas vagas em determinadas instituições.

Os alunos que desejarem saber todos os detalhes referentes as vagas que serão abertas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro poderão acessar o site oficial da instituição para baixar o edital completo.

Ainda de acordo com estes documentos, os candidatos poderão concorrer a um total de 4.917 terão ingresso no primeiro semestre e as demais no segundo. Portanto, os candidatos poderão encontrar vagas nas duas edições do SiSU ao longo do ano de 2017.

Cotistas

Vale lembrar que a instituição oferece metade das vagas para os alunos cotistas, sendo que a UFRJ leva em consideração aqueles alunos que vieram de estudantes de escolas públicas. Ainda dentro das regras cotistas, metade das oportunidades deverão ser acessadas pelos alunos que contam com uma renda familiar per capita por pessoa de até 1,5 salários mínimos. O restante poderá ser acessado de forma global.

Cursos

Dentre todos os cursos que são oferecidos pela UFRJ, alguns não terão vagas disponibilizadas pelo SiSU, tais como Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas – Habilitação Direção Teatral; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto; Bacharelado em Música e Licenciatura em Música.