Os alunos que pretendem tentar uma das vagas disponibilizadas pela Universidade Federal de Uberlândia a partir do segundo semestre de 2017 devem ficar atentos, pois a instituição confirmou algumas mudanças que devem acontecer na seleção. A partir da metade deste ano e seguindo com os vestibulares seguintes, as duas fases da seleção vão acontecer em um único final de semana.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a seleção vai acontecer entre os dias 3 e 4 de junho. O primeiro dia contará com a primeira etapa, composta por 11 disciplinas obrigatórias para todos os cursos (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia) e continuará no formato de perguntas objetivas.

Uma outra mudança anunciada pela instituição é o fato de que a prova de redação deverá ser aplicada no primeiro dia de provas, mesmo que esta faça parte da segunda etapa do vestibular. O segundo dia será destinado apenas as questões dissertativas. A UFU deverá aplicar somente as questões diretamente relacionadas ao curso que os estudantes escolheram no caderno de dissertativas.

A UFU afirma que não pretende mudar o conteúdo das disciplinas que são cobradas neste processo seletivo, mas na hora de escolher o idioma estrangeiro, os candidatos deixarão ter a opção de Frances, ficando apenas com o inglês e também com o espanhol.

Apesar dos candidatos terem que participar das dias etapas do processo seletivo, os candidatos terão sua redação e as questões dissertativas corrigidas apenas se eles conseguirem o número de acertos mínimos nas questões da primeira etapa.