Os estudantes que estão regularmente inscritos para o processo seletivo vestibular de 2016, marcado para esta final de semana, já podem conferir as orientações completas relacionadas ao processo seletivo. As provas serão aplicadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, sendo aplicada em 23 cidades diferentes catarinenses.

Universidade Federal de Santa Catarina divulga orientações para candidatos no vestibular 2016 3

De acordo com as informações que foram repassadas em relação aos números deste processo seletivo, os candidatos vão concorrer a 4.576 vagas, 70% do total das vagas oferecidas para o ano de 2016. O restante das vagas será acessíveis através do Sisu. São 101 opções diferentes de cursos, divididos nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Medicina, mais uma vez, será o curso mais disputado, com 8.190 inscritos, e a relação de candidatos por vaga ficou em 234. Os outros cursos mais procurados, na ordem, são Arquitetura e Urbanismo, Direito – Diurno, Direito- noturno, Engenharia Química – Diurno, Nutrição, Psicologia – Bel/Lic – Diurno, Engenharia Civil – Diurno, Cinema – Bel – Diurno e Engenharia Mecânica – Diurno.

Começo das provas

Os candidatos devem ficar atentos aos horários estipulados pela Universidade. Os portões serão abertos as 13h, e serão fechados exatamente às 13h45min. Para acessar o local de provas, é obrigatório a apresentação da confirmação de inscrição definitiva, além do documento de identidade original informado no requerimento da inscrição.

Para responder as questões, os candidatos devem ter uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.

Objetos proibidos

Vista aérea do Campus Florianópolis da UFSC

Os candidatos também devem ficar alertas com relação a lista de objetos que não serão permitidos acesso, tais como telefone celular, relógio, de qualquer tipo, controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player, iPod e iPad.

Cronograma de provas

Dia 12/12/2015 – 14h às 18h

  • Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa (8 questões de proposições múltiplas);
  • Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Dia 13/12/2015 – 14h às 18h

  • História (10 questões de proposições múltiplas);
  • Geografia (10 questões de proposições múltiplas);
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Dia 14/12/2015 – 14h às 18h

  • Redação;
  • 4 questões discursivas