A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai utilizar o ENEM como o seu processo seletivo, destinado a preencher as vagas que serão disponibilizadas a partir do primeiro semestre deste ano de 2017. De acordo com as informações que foram divulgadas no edital da Universidade, serão 4.575 oportunidades de ensino, sendo que todas elas estarão acessíveis através do SiSU.

Esta quantidade de vagas está sendo distribuída em um total de 97 cursos diferentes, sendo que só serão válidas as notas que foram obtidas pelos estudantes durante a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, de 2016. O Ministério da Educação ainda não confirmou a data de abertura das inscrições no SiSU 2017/1.

Ainda de acordo com a documentação relativa ao processo, metade das vagas serão destinadas aos estudantes cotistas, ou seja, aqueles que vieram de escolas públicas do ensino médio. Dentro desta conta existem percentuais destinados aqueles que se autodeclaram negros, pardos e indígenas.

As vagas são destinadas ais campi de Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá.

ENEM

Os estudantes deverão aguardar até o dia 19 de janeiro para ter acesso as notas completas do ENEM. Até lá, os alunos que estão interessados em uma das vagas que serão disponibilizadas pela UFMS poderão acessar o documento chamado Termo de Adesão no site oficial da Universidade para ter acesso as notas mínimas exigidas para cada um dos cursos que terão vagas disponibilizadas.