A Universidade Federal da Paraíba divulgou esta semana as informações referentes ao seu próximo seletivo, marcado para 2015. De acordo com as definições do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), serão 3,2 mil vagas oferecidas para os estudantes no próximo ano letivo.

Universidade Federal da Paraíba define vagas e detalhes da seleção de 2015

Todas as oportunidades serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que avalia o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A comissão responsável pela seleção dos novos alunos também definiu que todos os estudantes que tentarem uma das vagas que serão oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba deverão conseguir, no mínimo, 300 pontos na redação do ENEM.

Já nas demais áreas da prova os estudantes terão que conseguir uma nota mínima de 100 pontos. As questões da prova terão pesos diferentes, que vão variar de curso para curso.

Universidade Federal da Paraíba define vagas e detalhes da seleção de 2015 2

De acordo com o comunicado oficial da instituição de ensino em relação ao seu processo seletivo para o próximo ano, ainda não existe uma data definida para o anúncio dos selecionados. A decisão da Comissão de Seleção afirma que a UFPB vai seguir o calendário nacional do Sisu, sendo que apenas depois da finalização do processo seletivo através do Sistema Unificado é que a instituição vai começar suas aulas.

Se nada acontecer de diferente em relação ao que está previsto, o semestre da UFPB poderá iniciar suas aulas no dia 23 de março, terminando no dia 14 de julho. Já o segundo semestre está marcado para iniciar suas aulas no dia 3 de agosto e vai até o dia 14 de dezembro.

Cotas

Em relação as cotas que serão utilizadas pela instituição, a UFPB informa que 50% das oportunidades de vagas oferecidas para os cursos de bacharelados serão destinadas aos alunos egressos de escolas públicas. Já os cursos de licenciatura não terão reservas para cotas, portanto os estudantes concorrem globalmente.