Recentemente a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que divulgou no seu portal no dia 18/02 o resultado do Vestibular Estadual 2017. Saiba que as informações sobre a matrícula dos aprovados ainda não foram devidamente divulgadas.

Conforme o cronograma liberado pela instituição, os candidatos selecionados devem realizar as suas pré matrículas de classificação entre os dias 28 e 30 de sábado, no horário dás 10 ás 16hs nas unidades da instituição.

Procure visualizar completamente a lista de documentos que são exigidos para os candidatos aprovados para a instituição UERJ e também para a UEZO.

Como funciona o processo de seleção?

O processo de seleção da UERJ é dividido através do Exame de Qualificação e Exame Discursivo. Todos os candidatos tiveram duas oportunidades para fazer o Exame de Qualificação, uma que deverá acontecer no dia 12 de junho do ano passado e outra no dia 16 de outubro. Os exames discursivos foram realizados no dia 12 de dezembro.

Sobre o exame de qualificação, este foi realizado através de 60 questões objetivas, enquanto que o Exame Discursivo foi devidamente constituído de três provas, sendo uma delas de português e redação as outras duas com conteúdos específicos dos diversos cursos escolhidos.

O vestibular da instituição ofereceu mais de 5500 vagas. Destas a grande maioria são para a UERJ, e pelo menos 176 delas poderão ser oferecidas para a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste a UEZO, e pelo menos 50 para o curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros, o CBMERJ.

Para os casos da UERJ e a UEZO existem vagas reservadas para negros e indígenas, em 20%, além de estudantes oriundos de rede pública 20% das vagas.

Para 2018 haverá mudanças no processo de seleção, a principal é voltada para a leitura obrigatória das obras literárias para a realização das provas.