A Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do seu Conselho Administrativo, confirmou que o vestibular de inverno deste ano está suspenso por tempo indeterminado. A decisão foi selada durante uma reunião que aconteceu na própria instituição na última segunda-feira, dia 1º, e teve como principal motivo a greve mantida pelos professores da rede estadual de ensino.

Universidade Estadual de Ponta Grossa suspense vestibular de inverno

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, o vestibular de inverno 2015, que estava marcado originalmente para acontecer nos dias 12 e 13 de julho, não possui mais data para acontecer. As inscrições para o vestibular já haviam sido encerradas no dia 13 de maio, mas até aquele momento a instituição achava que a greve ainda não afetaria o andamento do calendário.

Segundo os membros do conselho de administração da instituição, a data do vestibular deverá ser remarcada apenas quando as atividades nas escolas estaduais voltarem ao normal. O Paraná enfrenta uma greve de professores que começou no dia 22 de abril, além de uma paralisação dos servidores públicos desde o dia 20 de maio.

Problema logístico

Um dos principais problemas que a instituição enfrenta para a realização das provas do vestibular de inverno 2015 é logístico, uma vez que são utilizados cerca de 30 locais diferentes para o exame, além das instalações da própria universidade. Como as atividades nestes espaços estão paralisadas, a instituição não possui garantias de que poderá utilizar o espaço.

No encerramento das inscrições, mais de 11,5 mil estudantes acabaram se inscrevendo no vestibular de inverno 2015. A instituição afirma que nenhum inscrito será prejudicado e todos possuem vaga garantida para a nova data de prova, que ainda será marcada.