A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte anunciou nesta semana a divisão das cotas das vagas que serão disponibilizadas para os estudantes que pretendem começar a estudar na instituição a partir do próximo semestre letivo. De acordo com as informações que foram divulgadas no edital de seleção, 60% das vagas serão preenchidas através do Exame Nacional do Ensino Médio. O restante das oportunidades será distribuído através do Processo Seletivo Vocacionado Integrado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Com isso a instituição adota, para o próximo ano, o sistema seletivo misto. Já a partir do ano do ano de 2016 a seleção será feita apenas através do ENEM. A escolha foi feita na última reunião do Conselho Universitário da instituição.

No ano passado a UERN decidiu que todas as vagas seriam preenchidas através do ENEM já no processo seletivo para as vagas do primeiro semestre de 2015. Na ocasião, um promotor de Justiça fez uma recomendação para que a instituição mantivesse a cota de 40% para os estudantes que possam entrar na instituição através do Processo Seletivo Vocacionado Integrado.

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte terá 60 das suas vagas preenchidas pelo ENEM 2

O motivo da recomendação foi para evitar problemas jurídicos com os alunos que ainda não haviam se inscrito no ENEM, e que acabariam ficando de fora automaticamente da instituição, perdendo inclusive a chance de disputar uma oportunidade.