A Justiça anunciou esta semana que proibiu a Universidade Federal de Santa Maria de adotar o Sistema de Seleção Unificada para o seu próximo vestibular. A instituição, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, havia solicitado ao Ministério da Educação para implementar o SISU como a única forma de seleção para entrada de novos alunos.

Universidade de Santa Maria não poderá utilizar ENEM no próximo processo seletivo

De acordo com as informações que foram confirmadas pela instituição de ensino, a decisão foi emitida pelo juiz Loraci Flores de Lima e que a Universidade ainda vai recorrer desta decisão. Segundo o que consta na decisão, a alteração foi feita um dia antes das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o que acabou não deixando tempo suficiente para que os estudantes tenham se adaptado.

“A IFES [Instituição de Ensino Superior] quebrou a estabilidade e a continuidade da sistemática que adotava, surpreendendo a comunidade e os interessados em ingressar nos cursos superiores por ela oferecidos”, informou a decisão.

Governo incentiva a adoção do SISU

Universidade de Santa Maria não poderá utilizar ENEM no próximo processo seletivo 2

O Sistema de Seleção Unificada foi um mecanismo criado pelo Governo Federal com o objetivo de tornar os processos seletivos de instituições federais mais conciso, ao mesmo tempo que também aumenta a força e a importância do Exame Nacional do Ensino Médio. Ao invés das instituições gastarem com seus processos seletivos próprios, que são caros, as Universidades Públicas poderiam economizar e investir este dinheiro em outros setores.

Nos últimos anos existe uma grande adesão de parte das Universidades Públicas ao sistema, mas ainda existem algumas que resistem, sendo que boa parte delas estão na região sul do País.