A Universidade de Pernambuco (UPE) confirmou nesta quinta-feira, dia 28 de maio, o adiamento oficial do processo seletivo vestibular no sistema seriado. Este é um sistema que permite com que os alunos realizem provas ao final de cada um dos anos do ensino médio, com o resultado a partir da média dos três anos.

Universidade de Pernambuco anuncia adiamento de vestibular seriado

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a decisão coloca a prova do 3º ano do Ensino Médio apenas para o ano que vem. O mês inicial previsto é janeiro, mas outras mudanças podem acontecer de acordo com a situação da pandemia do novo coronavírus. Os alunos do 1º e do 2º ano passarão, provavelmente, pelos testes no mesmo mês ou em fevereiro do próximo ano, ainda sem data confirmada.

As informações relacionadas ao adiamento das provas foram fornecidas após a realização da uma reunião do Conselho Universitário, colegiado que tem como principal finalidade definir as normas da instituição.

Segundo os dados que foram divulgados no edital da seleção, o vestibular seriado conta com metade das 3.470 vagas oferecidas no semestre. A outra metade pode ser acessada através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, a instituição conta com vagas em 64 cursos de graduação diferentes.

Universidade de Pernambuco anuncia adiamento de vestibular seriado

A instituição ainda não informou o calendário com as datas do processo seletivo. “O governo federal ainda vai fazer consulta sobre as datas do Enem. Vamos esperar a definição para confirmar o calendário”, afirmou Martins.

A UPE informa que, por causa da pandemia, não haverá mudanças no formato do vestibular seriado. O edital da seleção deve ser lançado até julho. O valor do cadastramento permanecerá o mesmo: R$ 100. As inscrições ocorrerão entre a segunda quinzena de julho e agosto.