Os candidatos que fizeram a prova da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, poderão participar com a sua nota no processo seletivo destinado ao ingresso na prestigiada Universidade de Coimbra. O prazo máximo para inscrições é dia 19 de janeiro, e o resultado poderá ser divulgado no dia 24 de janeiro.

Universidade de Coimbra aceitará notas do ENEM em processo seletivo 2

A instituição de ensino também permite que os estudantes que tenham feito as edições de 2012 e 2013 do Enem participe do processo seletivo com a nota da respectiva edição. Para conferir a lista com todos os cursos que estão sendo oferecidos pela Universidade de Coimbra os estudantes poderão acessar o site da instituição.

Na mesma página os estudantes poderão entender melhor como está sendo feito o cálculo que vai definir quais são os alunos que poderão garantir uma das vagas na instituição portuguesa. A nota vai variar de acordo com o curso escolhido, mas para participar os estudantes não podem ter tirado menos do que 600 pontos no Enem.

Sobre a Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra aceitará notas do ENEM em processo seletivo

A instituição de ensino de Portugal é considerada uma das mais prestigiadas da Europa e também uma das mais antigas. No ano de 2013 acabou entrando na lista de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura. De acordo com números recentes divulgados, cerca de 2 mil brasileiros atualmente estão matriculados na Universidade.

Vale lembrar que a Universidade de Coimbra é paga, mas os estudantes brasileiros que forem aprovados poderão buscar financiamento na na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e outros programas, além de apoio da própria instituição.