A Universidade de Brasília confirmou nesta semana que não vai mais utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em seus cursos de graduação. A medida já terá validade a partir do primeiro semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, a seleção será substituída por um edital próprio de vestibular que também levará em consideração a nota obtida no Enem.

Universidade de Brasília (UnB) não vai mais usar SiSU a partir de 2020

Ainda seguindo as definições que foram divulgadas pela UnB, a quantidade de vagas do Vestibular via Enem será basicamente a mesma do percentual que foi destinado ao SiSU anteriormente. Ainda não foi confirmada uma data definitiva para divulgação deste edital. Seguem sendo oferecidas outras opções de seleção, tais como o ingresso pelo Vestibular Tradicional e também através do Programa de Avaliação Seriada (Pas).

Justificativa

A UnB afirma que a incompatibilidade do calendário da UnB com as datas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) é um dos motivos para a saída do SiSU. A universidade alega que o prazo de matrículas da seleção era curto e sobrecarregava as áreas técnicas da instituição, além de entrar em conflito com outros processos seletivos.

Universidade de Brasília (UnB) não vai mais usar SiSU a partir de 2020

Além disso, a instituição também aponta a falta de preenchimento das vagas destinadas ao processo seletivo do MEC como outro motivo para a decisão. De acordo com a universidade, a ociosidade de oportunidades resultava na necessidade de várias chamadas que prejudicavam o semestre letivo.

Outro ponto levantado pela instituição foi o alto índice de evasão, identificado no grupo de estudantes que entram na Universidade utilizando as vagas do SiSU. A quantidade de calouros que abandonam o curso e que entram na Universidade através do SiSU chega a 30%, enquanto que o índice para aqueles que entram através do PAS ou do Vestibular Tradicional fica em torno dos 10%.