Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2023 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade de Brasília. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados em participar desta modalidade devem se inscrever até o próximo dia 19 de abril.

Universidade de Brasília abre inscrições para Vestibular 2023 vias Enem

As inscrições devem ser feitas através do site da UnB.

Vagas

Serão ofertadas 2.120 vagas para este processo seletivo, distribuídas nos mais variados cursos de graduação da UnB. A seleção será realizada por meio de três sistemas de vagas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.

Para concorrer prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas, o candidato deverá preencher os requisitos apresentados no edital. Há reserva de vagas para os candidatos se enquadrarem nos seguintes requisitos:

1. a) para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita;
  2. b) para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita;
  3. c) para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos, indígenas ou quilombolas;
  4. d) para candidatos que não se autodeclararem pretos, pardos, indígenas ou quilombolas;
  5. e) para candidatos que sejam pessoas com deficiência.

Universidade de Brasília abre inscrições para Vestibular 2023 vias Enem

Os candidatos que optarem por qualquer uma das cotas citadas acima deverão apresentar todos os documentos que comprovam a sua condição, que estão descritos neste edital. Além disso, os candidatos com deficiência devem passar por avaliação biopsicossocial. Já os candidatos para as cotas étnica devem passar por validação de autodeclaração.

Seleção

A seleção será feita apenas mediante análise obtida das notas dos candidatos no Enem 2022. Existem pesos diferentes atribuídos para as provas, de acordo com o grupo ao qual pertence o curso escolhido.

Será eliminado o candidato que obtiver, em qualquer uma das provas, nota inferior às notas mínimas descritas no edita deste processo seletivo. O documento também traz os critérios de desempate que serão utilizados, que também possuem como base as notas das provas.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho.