Os candidatos em concorrer as vagas que serão abertas ao longo de 2019 na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já podem se inscrever no processo seletivo. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, os candidatos poderão concorrer a um total de 480 vagas, todas elas para cursos gratuitos.

Unitins abre inscrições para vestibular 2019

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da Unitins. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 21 de outubro. A taxa de inscrição que está sendo cobrada para este processo seletivo é de R$ 120.

O período aberto para o pedido de isenção no pagamento da taxa de inscrição terminou no dia 11 de setembro. Os candidatos se inscreveram no período destinado a este tipo de benefício deverá entregar os documentos solicitados entre os dias 18 e 19 de setembro, diretamente no campus.

A partir do dia 26 de novembro os candidatos poderão acessar o site acima para conferir todas as informações referentes a ficha de inscrição, incluindo o local onde eles deverão se apresentar para fazer as provas.

As provas estão agendadas para o dia 2 de dezembro. As provas abrangerão as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, História, Geografia e a prova de Redação – comuns a todos os cursos.

Unitins abre inscrições para vestibular 2019

A prova de Língua Portuguesa / Literatura Brasileira, contendo 15 questões, abrangerá leitura e interpretação de textos, gramática e literatura brasileira e correspondera a quantidade de pontos de acordo com a tabela que pode ser encontrada no edital da seleção. A prova de redação corresponderá a 20 pontos. As provas de Química, Matemática, Física, Biologia, História e Geografia serão compostas de 10 questões cada uma, e a prova de Língua Estrangeira conterá 5 questões. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de dezembro.

Do total de vagas, 30% estão reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos usarão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrê-las. As outras 336 vagas serão preenchidas por meio do vestibular tradicional. Há reserva de 25% das vagas para os alunos egressos da rede pública, que tenham cursado todo o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas. E também reserva de 10% para Cota Racial, destinada a candidatos negros e oriundos de comunidades indígenas, tendo cursado o ensino médio exclusivamente em escolas públicas.