A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou nesta semana os detalhes do novo formato de Processo Seletivo que será adotado para este ano de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, o foco principal é fazer com que a Universidade se adapte ao período de pandemia.

UNIR anuncia novo formato do Vestibular 2021

A instituição informou que deve manter a tradicional seleção pela Nota do Exame Nacional do Ensino Médio.  Além disso, os candidatos também terão a oportunidade de utilizar outros dados no processo seletivo, como o histórico escolar do Ensino Médio. Mas serão duas formas de seleção diferentes.

Enem: Anteriormente a UNIR só aceitava a última edição do Enem no seu processo seletivo. Como a aplicação do Enem 2020 teve abstenção de mais da metade dos participantes inscritos, a universidade decidiu ampliar as edições e aceitar as notas a partir de 2018.

Histórico Escolar: Após a realização do PS via Enem, será publicado um novo edital para que as vagas remanescentes sejam preenchidas pelo histórico do ensino médio. Serão avaliadas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

UNIR anuncia novo formato do Vestibular 2021

Com essas alterações, a UNIR espera que a universidade consiga garantir condições de aceso aos cursos ao maior número possível de pessoas, ao mesmo tempo em que, em meio à pandemia e com o ensino ocorrendo temporariamente em modo remoto, todas as vagas oferecidas pela UNIR sejam preenchidas.

O edital com todas as regras e também com as datas do processo seletivo ainda não foi publicado, mas a quantidade de vagas abertas será cerca de 2,6 mil vagas, que devem ser distribuídas em sete campi (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena).