Estão abertas as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (Paes) para as vagas que serão abertas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). De acordo com as informações que foram divulgadas neste edital, os interessados em concorrer devem se inscrever até o dia 13 de setembro, diretamente através do site do Paes 2019.

Unimontes abre inscrições para o Paes 2019

O valor da taxa de inscrição que está sendo cobrada para este processo seletivo é de R$ 90 para qualquer uma dessas etapas.

Isenção da taxa de inscrição

Até o dia 23 de agosto é possível solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição. O benefício pode ser solicitado por estudantes que sejam egressos de escola público, ser negro, ser egresso de escola pública indígena ou egresso de escola pública e ser considerado de baixa renda, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Todos os documentos que comprovem a situação dos candidatos devem ser entregues presencialmente diretamente na Unimontes. A lista com os beneficiários deve ser divulgada no dia 13 de setembro, com prazo de recurso até o dia 16. O resultado final deve ser liberado no dia 4 de outubro.

Processo seletivo

Diferentemente do processo seletivo vestibular, o Paes permite que os estudantes se inscrevam a partir do 1º ano do ensino médio, fazendo provas com os respectivos conteúdos. Os candidatos podem participar de até três etapas, uma para cada ano do ensino médio, com suas notas sendo computadas a partir de uma média geral.

As provas do Paes 2019 serão aplicadas no dia 24 de novembro para todas as três etapas. As provas da primeira e segunda etapa serão compostas por 60 questões objetivas. Na terceira etapa serão 50 questões objetivas e uma redação.

Unimontes abre inscrições para o Paes 2019

As provas serão aplicadas nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Pompeu, Salinas, São Francisco e Unaí

Resultado

A lista com o resultado individual dos estudantes que participarem da 3ª etapa deve ser liberada no dia 11 de janeiro, com matrículas previstas para acontecer entre os dias 15 e 16 seguintes. Já os resultados da 1ª e da 2ª etapa devem ser divulgados a partir do dia 30 de abril.