Os candidatos que estão de olho nas vagas que serão disponibilizadas pela Universidade Federal de São Paulo poderão ter acesso a uma grande quantidade de vagas através da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2016. Estas oportunidades serão disponibilizadas no começo do ano de 2017.

De acordo com as informações que foram disponibilizadas pela instituição, serão abertas 2.609 oportunidades de ensino, que serão distribuídas ao longo de 49 cursos diferentes. Apenas 15 cursos de graduação não terão vagas sendo disponibilizadas através das notas do ENEM.

No site oficial da Universidade Federal de São Paulo, os candidatos poderão ter acesso a um documento de termo de adesão, que informa quais serão as notas mínimas exigidas para cada curso, para que os alunos concorram as oportunidades de ensino. Os candidatos também poderão conferir quantas vagas estão sendo disponibilizadas para os cotistas e quantas na modalidade global de acesso.

Todas estas vagas deverão ser acessadas através do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, que permite com que os estudantes se utilizem da nota de desempenho para concorrer a uma série de oportunidades. Ainda não existe uma data definitiva para abertura das inscrições no SiSU, que deverá ser disponibilizada apenas depois que a nota final do ENEM for divulgada, fato que está previsto para o dia 19 de janeiro.

Os estudantes também poderão concorrer as vagas através do vestibular misto, que também exige que os alunos tenham feito o ENEM, uma vez que esta vaga acaba compondo o resultado final. As provas aplicadas pela instituição já aconteceram, no mês de dezembro, e os candidatos apenas aguardam a divulgação das notas do exame do ensino médio.