A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou esta semana que deverá promover uma série de mudanças no seu processo seletivo vestibular para o próximo ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição do interior de São Paulo, serão oferecidas vagas através de cotas e também através do Enem.

Unicamp terá sistema de cotas no vestibular e vagas via Enem

A proposta que foi apresentada e aprovada pelo conselho universitário reserva um total de 25% de todas as vagas que serão disponibilizadas para estudantes que forem autodeclarados pretos ou pardos. A Universidade também deverá criar um vestibular específico para a comunidade indígena, com já existe em outaras instituições públicas.

Outras novidades foram anunciadas pela organização do processo seletivo, como a concessão de bônus nas notas do vestibular também aos candidatos que cursaram o Ensino Fundamental II em escola pública. No modelo atual, o PAAIS confere pontuação adicional somente aos candidatos que fizeram o Ensino Médio em escola pública.

Unicamp terá sistema de cotas no vestibular e vagas via Enem

Para aqueles estudantes que desejam entrar na Unicamp se utilizando das suas notas do Enem, a Universidade também confirmou que vai começar a realizar a partir do ano que vem um vestibular especifico para os alunos que vão entrar se utilizando da sua nota do Enem.

Para o próximo ano, a instituição já divulgou que serão oferecidas um total de 668 vagas em cada um dos processos seletivos, o que vai acabar representando um total de 20% das oportunidades oferecidas pela universidade. Mas as informações relacionadas a nota de corte e os pesos de cada uma das disciplinas devem ser divulgados apenas no ano que vem.