Foram divulgadas nesta semana as leituras obrigatórias para os 3 processos seletivos vestibulares que serão realizados pela Universidade Estadual de Campinas nos anos de 2024, 2025 e 2026. O objetivo da Comissão do Vestibular (Comvest) é ajudar os estudantes a terem acesso às obras com uma certa antecedência, além de direcionar também as aulas dos cursos pré-vestibulares do ensino médio.

Unicamp revela lista de leituras obrigatórias para Vestibulares 2024, 2025 e 2026

A principal novidade é a remoção de um item da lista de livros que serão cobrados nas provas de Vestibular da instituição de ensino. Até então a Universidade colocava 10 livros na lista de leituras obrigatórias, e para os anos citados a lista será de 9 itens.

Ainda de acordo com a Comvest, nas edições de 2024 e 2025, serão substituídas quatro obras em cada lista, para que novos títulos sejam inseridos. Já para a edição de 2026, será incluída uma obra nova em relação ao ano anterior.

“O objetivo da divulgação dos livros dos vestibulares da Unicamp com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas”, reforça a Comvest.

Uma outra novidade que pode ser constatada pela lista de leituras obrigatórias é a de que, pela primeira vez, serão inclusas obras cujos textos originais não são em língua portuguesa, mas que possuem versões devidamente adaptadas, como o os livros “Alice no País das Maravilhas” e “No Seu Pescoço”.

Confira as listas completas:

Vestibular 2024 Unicamp

•     Olavo Bilac  –  A Tarde
  •     Conceição Evaristo  –  Olhos d’água
  •     Pero Vaz de Caminha  –  Carta de Achamento a el-rei D. Manuel
  •     Raul Pompeia  –  O Ateneu
  •     Paulina Chiziane  –  Niketche – uma História de Poligamia
  •     Lygia Fagundes Telles –   Conto “Seminário dos ratos”
  •     Lewis Carrol  –  Alice no país das maravilhas

Vestibular 2025 Unicamp

•     José Paulo Paes –   Prosas seguidas de odes mínimas
  •     Conceição Evaristo –   Olhos d’água