No último domingo, dia 6 de novembro, aconteceu a aplicação da primeira fase do processo seletivo Vestibular Unicamp 2023. Os responsáveis pela aplicação do exame já anteciparam alguns dados referentes ao processo de aplicação das provas, incluindo os dados referentes aos faltantes, que sempre interessa muito aos candidatos que efetivamente participaram da prova e que podem ter acesso a um dado de concorrência mais preciso.

Unicamp registra uma das menores abstenções dos últimos anos

A abstenção geral registrada foi uma das menores dos últimos anos. De acordo com os dados que foram liberados depois do término da prova, o índice de faltantes ficou em 8,1%, sendo o menor registrado desde o Vestibular 2016 com exceção das provas que aconteceram no ano passado, que tiveram uma abstenção de 7,7%.

O Vestibular teve 61 mil inscritos para a 1° fase, porém só 56.611 candidatos compareceram para realizar o exame. A prova foi aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo e nas capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Como foi a 1ª fase da Unicamp

Unicamp registra uma das menores abstenções dos últimos anos

A primeira etapa foi composta por uma prova com 72 questões de múltipla escolha, abordando os assuntos que são apresentados aos estudantes ao longo do ensino médio. Ao longo da prova, alguns temas apareceram nas questões, como transfeminismo, pandemia, manicômios e hospícios no país e a ditadura vivida no Brasil.

A prova também abordou assuntos mais abrangentes mas que são fundamentais para entendermos o mundo de hoje, como a presença do cristianismo em comunidades periféricas, reservas extrativistas, Amazônia, selfies e linguagens da internet, debate sobre gênero, educação sexual, dentre outros.

O resultado está previsto para ser liberado no dia 3 de dezembro

Como será a 2ª fase do Vestibular da Unicamp

No mesmo dia da liberação do resultado da 1ª fase os candidatos também poderão já conferir o local onde ele terá que se apresentar para a próxima etapa, caso seja aprovado. As provas da 2ª fase estão previstas para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro, sendo composta por um tema de redação e mais questões discursivas de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

O listão com  os aprovados em 1ª chamada está previsto para ser liberado no dia 6 de fevereiro.